SEÇÕES

Governo da Itália diz que ainda não identificou o paradeiro de Carla Zambelli

Vice-ministra do Interior afirmou que a brasileira não foi presa na chegada à Roma devido a um 'lapso temporal'

Governo da Itália diz que ainda não identificou o paradeiro de Carla Zambelli | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Siga-nos no

As autoridades italianas ainda não sabem o paradeiro da deputada Carla Zambelli (PL-SP), segundo informou a vice-ministra do Interior, Wanda Ferro, ao Parlamento nesta sexta-feira. A parlamentar brasileira não foi presa ao desembarcar na Itália devido a um “lapso temporal” de quatro horas, e a polícia segue sem localizar seu destino. 

As investigações policiais já realizadas — e ainda em andamento — não permitiram, até o momento, identificar o paradeiro da Sra. Zambelli, afirmou Wanda após questionamento do deputado Angelo Bonelli, do partido Verde. No entanto, os esforços para localizá-lo continuam — também por meio da cooperação policial internacional com as autoridades brasileiras — e os elementos coletados até o momento pela Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais de Roma foram compartilhados com o Ministério Público, acrescentou. 

Segundo Wanda, Zambelli chegou a Roma em 5 de junho, às 11h40, em voo vindo de Miami, usando um passaporte válido emitido pelo consulado italiano em São Paulo. Mesmo foragida, entrou no país porque seu nome não apareceu na base de dados da polícia durante a análise de risco dos passageiros.

As autoridades brasileiras solicitaram à Interpol a emissão de um alerta vermelho contra Zambelli no mesmo dia de sua chegada à Itália. No entanto, o pedido só foi aprovado às 16h24 (horário local) e inserido na base de dados italiana às 16h46. 

O lapso temporal entre a chegada da Sra. Zambelli e a divulgação da notificação da Interpol não permitiu que as autoridades da Polícia de Fronteira italiana procedessem à prisão, uma vez que, no momento da verificação, foi constatado que ela não possuía antecedentes policiais em território nacional e nenhuma prova desfavorável foi encontrada nos documentos, explicou Wanda.

Bolsonaro não tem cidadania italiana

Questionada sobre Jair Bolsonaro e seus filhos, Wanda afirmou que o ex-presidente não pediu cidadania italiana. Já seus filhos Flavio, Eduardo e Carlos Bolsonaro têm cidadania reconhecida — os dois primeiros concluíram o processo em 2023, e Carlos no ano passado.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também