Enchentes no RS: nível do Guaíba começa a diminuir após pico de 5,25 metros

O transbordamento do lago forçou milhares de pessoas a deixarem suas residências, principalmente em bairros das regiões Norte, Central e Sul da cidade

Avalie a matéria:
Rio Guaíba enche e inunda casas no RS | Reprodução

Após alcançar um pico alarmante de 5,25 metros na última terça-feira (14), o Guaíba, em Porto Alegre, parece finalmente dar sinais de estabilização, trazendo um alívio para a população atingida. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, a tendência agora é que o nível do lago diminua gradualmente.

CONSEQUÊNCIAS DO TRANSBORDAMENTO

O transbordamento do lago forçou milhares de pessoas a deixarem suas residências, principalmente em bairros das regiões Norte, Central e Sul da cidade. Ruas, o aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária foram submersos, levando a uma mobilização de emergência que resultou em 13,9 mil pessoas abrigadas em 155 locais designados pela prefeitura.

Mesmo com dia de Sol, nível do rio Guaíba continua alto - Foto: Reprodução

EXPECTATIVA DE ESTABILIZAÇÃO

Apesar de ainda estar acima da cota de inundação, que é de 3 metros, a água começa a recuar, especialmente nas áreas mais afetadas. O hidrólogo Fernando Fan, do IPH, explica que, à medida que o nível diminui, as casas de bombas serão reativadas, auxiliando no escoamento das águas e na recuperação das áreas atingidas.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Mesmo com a melhora gradual da situação, os bairros afetados ainda enfrentam instabilidade, enquanto novas chuvas são previstas para o final do mês. No entanto, com a diminuição do nível do Guaíba, espera-se que a cidade possa avançar para as próximas etapas de manutenção e recuperação.

Homem se desloca com dificuldade em meio a rua alagada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES