Sobe para 16 o número de mortes por dengue no Piauí; um caso em Teresina

Duas novas mortes por dengue confirmadas no Piauí nesta quinta-feira (6), totalizando 15 óbitos por dengue no estado em 2024. Bom Jesus concentra 7 mortes por dengue.

Avalie a matéria:
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças | Divulgação/Fiocruz

Atualizada às 20:29

Leia Mais

Três novos óbitos por dengue foram confirmados no Piauí nesta quinta-feira (6), totalizando 16 mortes por dengue no estado em 2024. Segundo dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, de quarta (5) para quinta-feira (6), dois casos que estavam em investigação, de residentes em Bom Jesus, foram confirmados. Até então, o painel não tinha incluído mais um caso em Teresina, também confirmado hoje (6) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

BOM JESUS CONCENTRA CASOS

Com os dois óbitos confirmados em Bom Jesus, a cidade do sul do Piauí já concentra 7 casos de morte em decorrência da doença. Teresina agora conta com três mortes. Baixa Grande do Ribeiro segue com dois óbitos e Esperantina, João Costa, Manoel Emídio e Floriano com um óbito em cada município.

QUATRO VEZES MAIS QUE 2023

Comparativamente ao ano anterior, o número de mortes em 2024 já é quatro vezes maior que em 2023, quando foram registrados apenas quatro óbitos pela doença.  Diante desse cenário, cada um deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Isso porque qualquer lugar com água parada pode ser criadouro do mosquito, que também transmite outras doenças como zika e chikungunya.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para prevenir, deve-se evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como cuidar das plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Também é necessário realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada. O uso de repelente e a vacina, também são formas eficazes de prevenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES