A 20ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social irá acontecer no dia 26 de agosto, às 20h, no Blue Tree Towers Rio Poty. O evento, que chega mais perto do público para valorizar iniciativas que transformam vidas e reconhecer ações e empresas que geram emprego, aumentam a renda e promovem inclusão.
O Prêmio Piauí de Inclusão Social 2025 tem o patrocínio do Banco do Nordeste. Conheça a seguir todos os projetos que estão concorrendo na edição 2025:
CATEGORIA ASSOCIAÇÃO
- Mãe Maria: A instituição oferece cuidados, alimentação e suporte às comunidades da região. Com cinco projetos sociais e oito anos de atuação, a Casa de Mãe Maria transforma a vida das famílias locais por meio da entrega de cestas básicas e sopa, da educação social de crianças e adolescentes, além da assistência a gestantes e do empoderamento de mulheres.
- Instituto Olho D’água: Na associação sem lucrativos fundada em 2013, voluntários trabalham na disseminação de práticas e conhecimentos culturais/locais com a finalidade de aproximar as comunidades às potencialidades da região e estimular a geração de renda. Atualmente, as ações da IOdA acolhem 80 crianças, 45 mulheres e 60 jovens.
- Associação Serra do Baguelo: Na comunidade, que leva o nome pelo exuberante cenário natural, quase 90% das famílias residentes participam e são beneficiadas pela Associação da Serra do Baguelo. A cada dois anos um líder é responsável por organizar e auxiliar outros moradores com documentação correta para estarem aptos a receberem os auxílios governamentais.
CATEGORIA AÇÃO INDIVIDUAL
- Raizes do Brasil: O projeto é uma forma gratuita de fomentar o esporte e chamar a atenção das comunidades da cidade de Altos. As aulas funcionam no Centro Social Urbano de Altos e conta apenas com três professores voluntários. Hoje, o Raízes do Brasil acolhe mais 150 pessoas, dentre elas 70 são crianças. As aulas ocorrem cinco vezes na semana e são divididas por faixa etárias.
- Amor ao próximo: A ação é hoje a força por trás de um projeto social que transforma a vida de centenas de pessoas na comunidade. Idealizado pelo casal Rafaela Rodrigues e Samuel Medeiros, o Amor ao próximo começou em 2020 com a ideia de tirar crianças das ruas e oferecer a elas um futuro melhor por meio do futebol.
- Semeando cidadania: O projeto foi criado com o foco em afastar crianças e adolescentes do mundo da criminalidade e promover o desenvolvimento, o policial civil Alfredo Alcântara, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta principal para oferecer novas perspectivas de vida, por meio de atividades como futebol, taekwondo e corrida de rua.
CATEGORIA GOVERNAMENTAL
- Cinema na escola Seduc: Em uma iniciativa diferente e inovadora, o programa, realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), promete não somente formar novos profissionais, mas também abrir horizontes e fomentar a inclusão social através do audiovisual. Com o objetivo de integrar o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo do Ensino Técnico e Profissionalizante, o programa contempla 200 alunos de escolas estaduais em diversas cidades do Piauí.
- Leitura livre: Realizado pela Secretaria de Justiça do estado, o projeto garante acesso à cultura e oferece a possibilidade de redução de pena para pessoas privadas de liberdade (PPL). Criado em 2017 e reformulado em 2023, ele está presente atualmente nas 16 unidades penais do estado, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e pensamento crítico dos detentos, especialmente daqueles não alfabetizados ou com baixa escolaridade.
- Projeto “neuro em ação”: Desenvolvido pela Câmara Municipal de Teresina, o projeto "Neuro em Ação", tem como objetivo detectar precocemente condições que afetam o desenvolvimento e a aprendizagem. A iniciativa leva atendimento especializado diretamente às comunidades.
CATEGORIA ONG
- Servos de Maria: O local presta assistência a mais de 550 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas regiões da Cerâmica Cil e também no município de Nazária. Com o caráter educacional, assistencial e de atuação comunitária, a ONG já acolheu 600 crianças e adolescentes com atividades para prevenção e combate à violência e drogas, aulas de música, judô, ballet e distribuição de refeições.
- Brincando com os livros: A ONG, que começou com bazares solidários, hoje assiste mais de 50 famílias todos os sábados, das 8h às 10h, com atividades voltadas à leitura, oficinas com os pais, rodas de conversa, contação de histórias, pintura, jogos lúdicos, produção de texto, curso de Libras e muito mais.
- Projeto Yeshua: Criada em 2021, a associação já atende mais de 200 pessoas e tem como principal objetivo promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional. O projeto oferece atividades gratuitas como karatê, capoeira, jiu-jitsu, Pelotão Mirim, encontros quinzenais com orientação espiritual e também inclui pais e responsáveis.
CATEGORIA EMPRESA
- All Marketing: Idealizada pelo empresário Weiker Pinheiro, ela prepara jovens autistas para o mercado de trabalho e abre portas para oportunidades e inclusão. Após a iniciativa, cerca de 60 jovens já foram empregados. Atualmente a empresa recebe currículos, treina, capacita e encaminha pessoas com autismo para atuar em outras empresas.
- Fazenda Progresso: Semeando esperança e cultivando um futuro mais próspero e sustentável para a região Sul do Piauí, o Instituto Cultivar Progresso está transformando a vida dos piauienses. Completando 3 anos em 7 de junho deste ano, a organização promove ações que vão desde viagens para São Paulo até o incentivo ao empreendedorismo feminino.
- Moinho Piauí: Em uma iniciativa que vai muito além da solidariedade, a Moinho Piauí por meio do Projeto Pão Solidário, promove a inclusão e capacitação, levando não apenas alimento à mesa, mas também oportunidades de transformação social para mulheres de associações comunitárias do município de Altos através da doação do trigo e cursos práticos de panificação e confeitaria.
CATEGORIA INOVAÇÃO
- Seduckathon: Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Seduckathon é uma disputa de programação em que estudantes da 2ª ou 3ª série dos cursos técnicos de nível médio das escolas da rede estadual apresentam projetos voltados à resolução de desafios enfrentados pelas unidades de ensino, como transporte escolar, alimentação, gestão, leitura, inclusão social e saúde mental.
- Cidadania digital: Em parceria com o Instituto Federal do Piauí e a Universidade de Pernambuco, o foco da ação é o letramento digital, educação midiática, combate ao discurso de ódio, desinformação e prevenção contra violência financeira e patrimonial no ambiente digital. Ao todo, foi ministrado 20h de aula para os idosos de todas as zonas de Teresina (PI).
- Projeto pioneiros - AEGEA: Estudantes do 1º ano do ensino médio do CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença, em Teresina, estão tendo a oportunidade de transformar conhecimento em impacto social. Eles participam do Projeto Pioneiros, iniciativa da Águas de Teresina em parceria com o Instituto Aegea, que proporciona uma verdadeira imersão no mundo do saneamento e da inovação.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Piauí de Inclusão Social, criado pelo Grupo Meio, está em sua 20ª edição e visa reconhecer e destacar iniciativas que promovem a inclusão social no estado do Piauí.
QUAIS AS CATEGORIAS DO PRÊMIO?
O prêmio abrange diversas categorias, como organização não governamental (ONG), organização governamental, empresa, associação, ação individual e inovação/tecnologia.
QUAL O OBJETIVO DO PRÊMIO?
O prêmio procura reconhecer e valorizar ações e projetos que buscam promover o acesso a direitos, o desenvolvimento econômico, a igualdade de oportunidades e a cooperação solidária entre as pessoas. A iniciativa busca dar visibilidade a iniciativas que combatem a exclusão social, buscando garantir a inclusão de pessoas com deficiência, a promoção da autonomia econômica de mulheres, entre outras ações.
COMO FUNCIONA?
Na prática, o prêmio funciona como um palco para iniciativas que se destacam na luta contra a exclusão social no Piauí, sendo um incentivo para que mais pessoas e organizações se envolvam nessa causa. A premiação é um reconhecimento do esforço e dedicação de pessoas e instituições que trabalham para construir uma sociedade mais justa e igualitária.