Descubra curiosidades que são pouco conhecidas sobre o presidente Lula

Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva; nasceu em Garanhuns, no dia 27 de outubro de 1945, mais conhecido como Lula

Avalie a matéria:
Conheça curiosidades sobre o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva | Google

Curiosidades do Presidente: Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva; nasceu em Garanhuns, no dia 27 de outubro de 1945, mais conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É o 39.º presidente do Brasil desde 2023, além de ter sido o 35.º presidente da República entre 2003 e 2011. 

Nascimento do Presidente: Lula nasceu em Garanhuns, Pernambuco. Apesar de constar no registro civil que a data de seu aniversário é 06 de outubro de 1945, ele nasceu no dia 27. Para migrar do Nordeste para São Paulo, Lula e sua família ficaram 13 dias dentro de um caminhão pau-de-arara.

Acidente: Ele perdeu seu dedo mindinho em um acidente de trabalho, na metalúrgica Independência. Durante o turno da madrugada, um colega cochilou e soltou em cima da mão de Lula a prensa de tornear parafuso em que trabalhavam.

Esposas: A primeira esposa do político foi a tecelã Maria de Lourdes. Um ano depois do casamento, ela engravidou, mas os médicos não diagnosticaram quando contraiu hepatite. Mãe e filho morreram. Com a segunda esposa, Marisa Letícia, Lula teve quatro filhos: Marcos Cláudio, Fábio Luiz, Sandro Luiz e Luiz Cláudio. Além disso, ele tem um outro filho, Lurian, com a auxiliar de enfermagem Miriam Cordeiro. Hoje, Lula é casado com Janja.

Sobrenome Silva: Lula foi o quinto presidente Silva a assumir o poder. Antes dele vieram Epitácio da Silva Pessoa, Arthur da Silva Bernardes, Jânio da Silva Quadros e Costa e Silva.

Profesia: Depois de perder pela terceira vez consecutiva uma eleição à Presidência, o presidente Fernando Henrique Cardoso o chamou para uma reunião no Palácio da Alvorada. Ao mostrar o quarto da residência oficial ao petista, FHC disse: “Um dia você vai morar aqui”.

Estudos: Lula começou a ser alfabetizado aos 10 anos de idade. Ele cursou até o quarto ano do primeiro grau. A University of Oxford lhe ofereceu, em 1999, um curso especial de extensão na instituição. Ele recusou. Lula foi eleito presidente da República em 27 de outubro de 2002, no dia em que completou 57 anos.

Barba: É o terceiro presidente com barba da história da república, antes houve Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Moraes, e o primeiro a não ter formação militar ou universitária.

MAIS CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA:

Presidente Lula promove jantar no Ceará com governadores do Nordeste

Lula diz que artista não deve ensinar 'putaria' e cobra regulação do streaming

MEIO VERIFICA: É FAKE! Lula e Janja não se hospedaram com diária de R$ 71 mil

Greve nas universidades pode chegar ao fim com novo reajuste de Lula; veja valor

FOTOS! Lula, Janja e Alexandre Padilha prestam solidariedade a Luiza Erundina no hospital

Gleisi Hoffmann defende presidência do PT para o Nordeste

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES