Brasil pode buscar fertilizantes do Irã, diz ministro

EUA impuseram sanções contra o país, e empresas brasileiras não querem arriscar punições

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Irã pode se tornar uma alternativa para o Brasil ao corte no fornecimento de fertilizantes da Rússia. De acordo com a Agência Senado, o Itamaraty continua negociando com o chefe do Departamento de Estado dos EUA, Anthony Blinken, uma trégua que permita a compra, por parte de empresas brasileiras, de fertilizantes do Irã. 

“Essas negociações são necessárias porque os EUA impuseram sanções contra o Irã, e por isso as empresas brasileiras não se sentem seguras para adquirir fertilizantes iranianos — negócios com o Irã podem levar a punições por parte dos EUA a qualquer empresa que negocie uma série de produtos com essa nação asiática”, aponta a agência. 

As informações são do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, que participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado nesta última quarta-feira (6 de Abril). Ele ressaltou que o Irã possui um grande estoque de fertilizantes e tem a intenção de vender esse insumo para o Brasil.

“No Irã há um grande excedente de fertilizantes, mas os importadores brasileiros têm dificuldades para negociar. Na prática, o que fazemos com o Irã é um escambo, porque depositamos os recursos numa conta no Brasil, que é usada pelo Irã na compra de insumos médicos e alimentos. Por isso negocio com os Estados Unidos uma trégua temporária nesse embargo, para que empresas brasileiras possam negociar com o Irã sem sofrer represálias dos Estados Unidos”, disse o ministro. 

“Os fertilizantes iranianos inclusive facilitam às empresas brasileiras atender melhor os mercados europeus e o dos próprios Estados Unidos. Vocês se lembram que há alguns anos até a Petrobras temeu abastecer um cargueiro iraniano atracado em Santa Catarina devido à possibilidade de represálias norte-americanas”, completou o chanceler. 

Fonte: Agrolink



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES